2021 chegou: o que você vai aprender hoje?

Nosso desejo é de um produtivo Ano Novo e nosso primeiro convite passa por desenvolver a mentalidade de aprendizado contínuo tendo a leitura como aliada


DA REDAÇÃO DO ELAV - Quais são seus principais planos para 2021? Desenvolver habilidades pessoais, melhorar a gestão do seu negócio, começar a empreender? A lista pode ser extensa, mas para começo de conversa, nosso convite aqui do ELAV é para que você coloque entre as prioridades investir em um ativo fundamental para o desenvolvimento de qualquer líder de sucesso: CONHECIMENTO.


Um ponto comum entre os e as principais líderes de negócios do mundo é a mentalidade de aprendizado contínuo. A busca de novos conhecimentos ajuda a "sair da bolha", traz novas perspectivas. E nessa jornada, a leitura é uma aliada fundamental.


Ler abre a mente, nos torna mais criativas, aumenta nosso vocabulário, e isso é importante não só no mundo do empreendedorismo como na nossa vida em geral. Camila Farani costuma dizer que bons empreendedores são, sempre antes, um bons sonhadores..., mas para sonhar algo viável, é preciso uma imaginação madura e treinada. E isso se consegue por meio da leitura de bons livros.


"Além disso, a leitura não só nos origina ideias, mas também nos abre portas. É uma troca de conhecimento e aprendizagem constante. Quem lê, voa! E aprende, claro", diz.


Ler é um hábito e nosso convite aqui do ELAV para você é para que, por mais corrida que seja nossa vida, possamos tirar ao menos 1 hora do dia - pode ser dividida em pequenas pausas ou um horário ininterrupto dedicado na agenda - para ler algo. Um jornal, um artigo, uma revista, um livro. (PS: você ainda não conseguiu encontrar tempo? Então você PRECISA ler essa reportagem sobre apps que podem te ajudar a construir seu conhecimento mais rápido).


O hábito se constrói com essas práticas diárias. Abaixo 6 livros que podem ajudar nesse início de ano na construção de novos conhecimentos para você e seu negócio.


Do Sonho à Realização em 4 passos (Steve Blank) - Você pode ter uma ideia ou um produto, mas você sabe REALMENTE se é isso que seu cliente procura? Seguramente este é um livro necessário para empreendedores que querem colocar o cliente no centro de sua estratégia e tornar a oferta de seu produto ou serviço muito mais assertiva. A obra ensina o passo a passo da estratégia para estruturar vendas, marketing e desenvolvimento dos negócios com base na metodologia de desenvolvimento do cliente - Customer Development.


Receita Previsível (Aaron Ross e Marylou Tyler) - O livro aborda técnicas para que os empreendedores não fiquem à mercê dos resultados, mas, ao contrário, consigam desenvolver uma máquina de vendas capaz de prever receitas. Traz importantes lições de técnicas de prospecção por outbound e o caso de sucesso da empresa de tecnologia Salesforce, que conseguiu triplicar sua receita recorrente por meio da adoção dessas técnicas.


Empatia Assertiva (Kim Scott) - Você sabe liderar uma equipe e extrair o melhor resultado dos seus colaboradores sem ser tirana ou tirano? Essa não é uma tarefa fácil e neste livro, Kim Scott, ex-executiva do Google e da Apple, conta o que deu errado nessa jornada e como adaptou seu estilo de liderança para se conectar melhor com sua equipe mantendo um bom relacionamento.

Customer Success (Dan Sterinman, Lincoln Murphhy e Nick Metta) - No livro, os autores além de aprofundarem o conceito, também relacionam o sucesso do cliente com lealdade, além de apresentar as leis do CS, algumas delas: a venda ao cliente certo, como os clientes esperam que você os tornem extremamente bem-sucedidos, como o produto é seu único diferencial escalável.


Grandes Líderes Não Têm Regras (Kevin Kruse) - Todo mundo sabe como é importante manter funcionários engajados para que os negócios caminhem bem. Porém, a tarefa é árdua e quando os líderes não conseguem chegar a uma metodologia ou estratégia assertiva nesse sentido, a empresa perde em lucratividade e oportunidades de negócios. O livro traz princípios que fogem do comum para gerir equipes capazes de trazer bons resultados.


A Startup Enxuta (Eric Ries) - Possivelmente muitas de vocês já leram, mas segue como leitura fundamental para quem empreende e quer aprender lições valiosas de gestão. Nesse livro, a gente entende que: a sua ideia é a coisa menos importante, falhar rápido também significa crescer rápido, métricas de vaidade não servem para nada e, ainda muito importante: não faça suposições, faça testes.

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