Aprenda a ter um pitch de vendas de sucesso

O pitch de vendas é a estratégia comercial em que por meio do discurso certeiro e objetivo você mostra os pontos-chave do seu produto para convencer o cliente. Entenda o que é necessário para criar uma estratégia assertiva de vendas


Um pitch é um discurso rápido em que você vende os benefícios do seu produto ou serviço para outra pessoa de maneira que alcance sucesso no discurso e termine com ela comprando a sua ideia ou produto. O pitch de vendas é a estratégia comercial em que por meio do discurso certeiro e objetivo, você leve em conta os pontos chave e gere impacto imediato, tornando a pessoa ou empresa do outro lado interessado no seu produto, ou serviço. É importante lembrar de já ter os leads ou potenciais clientes em mente para lançar o pitch de vendas e conseguir alcança-la com maior sucesso. Além desses fatores, é importante pensar que atualmente todos possuem o acesso à informação pela internet de maneira rápida e prática. O discurso comercial ou pitch de vendas, precisa ir muito além do valor do seu produto, precisa girar em torno do propósito e do porquê adquirir a sua marca em meio a tantas, qual é a essência e autenticidade do que você vende? Outro ponto a ser destacado é a importância do cliente certeiro. Um cliente que não tenha em si o foco na compra do seu produto pode acabar cancelando futuramente a compra ou levantando comentários negativos, portanto, o importante é vender para quem de fato tem interesse em adquirir o seu produto. Qual o momento certo para entrar em contato com o lead, ou seja, potencial cliente? Para entrar em contato com o potencial cliente, é importante que separe esse procedimento em quatro etapas: na descoberta e aprendizado do problema; reconhecer a respeito do problema; considerar uma solução e decisão de compra. É importante que na primeira etapa, o lead entenda que está enfrentando um problema pois, ele ainda não tem esse conhecimento e irá acontecer por meio dos primeiros contatos com a sua empresa, por exemplo, por meio das redes sociais. Em seguida, na segunda etapa após conhecer a sua empresa, o lead provavelmente entrará em contato com a sua empresa e com as da concorrência para levantar valores e entender a maneira e período de serviço de cada empresa. Na terceira etapa o lead vai considerar qual é a melhor empresa e por fim, decidir onde e quando vai optar pela realização do serviço ou compra do produto. É de extrema necessidade que a sua marca e empresa entenda da jornada de compra do usuário. Faça um pitch eficiente! Aprenda como: Crie conversas agradáveis Um ponto muito positivo é que desde a abertura do contato com o lead haja uma conversa agradável e que transmita três principais pontos: Quem fala? Por que está ligando e por que o lead deve dar atenção? Dessa forma a conversa se torna interessante e consegue transmitir firmeza e uma empresa que prega seus valores com seriedade para o lead que está do outro lado da linha nessa etapa do pitch. Conheça com quem está falando e as dores desse lead Realize perguntas-chave nesse momento do pitch de vendas que sejam capazes de entregar respostas importantes para a sua análise sobre o que o lead precisa. Tente extrair o máximo de informações sem se tornar invasivo ou deixa-lo pressionado. Esse será o momento do pitch de vendas para entender se o lead cumpre os requisitos necessários que o tornam de fato um cliente para os serviços que oferece. Para isso, perguntas como: “você poderia me contar um pouco sobre o momento atual da empresa?”; “qual é o maior problema que enfrenta hoje?”; “como seria seu processo de decisão caso fechasse o negócio?”. Dessa maneira, você vai conseguir entender ainda mais sobre os interesses do lead e o que ele de fato procura. Entenda o objetivo do lead, ou potencial cliente Nessa etapa do pitch de vendas é importante entender quais são os objetivos do lead ou potencial cliente é de extrema necessidade para você ter clareza das informações e, ao mesmo tempo auxilia-lo para ter clareza do que o lead também precisa e busca. Entre as perguntas que podem ser perguntadas, você pode perguntar ao lead o grau de prioridade dessa situação atual para empresa; os resultados afetados com o problema e o que o lead já tem feito ou entende que possa ser feito para melhorar a situação. Apresente uma solução, não um produto ou serviço Nessa etapa do seu pitch de vendas é importante mostrar o porquê sua marca e empresa realmente é a ideal conectando as necessidades do lead a benefícios sem que venda em si um produto ou serviço. Você precisa se atentar a geração de valor através de frases rápidas e certeiras. Por fim, valide entendendo se o lead deseja seguir com a proposta ou não. Faça uma proposta com relação ao contexto Caso o lead, potencial cliente tenha se interessado pelos valores e sua empresa em geral, esse é o momento do pitch de vendas para realizar a proposta ideal que seja condizente com a necessidade do lead e o que ele busca. Utilize das ligações para aprimorar a venda e criar um laço Por fim nessa última etapa do pitch de vendas é importante que você tenha essa consolidação do contato com o lead para que ele passe a ser de fato um cliente por meio do contato via ligações. Caso seja possível realizar a gravação das vídeos chamadas, esse é um processo essencial para que possa utilizar como base para ouvi-las novamente posteriormente e buscar por pontos de melhorias que podem ser ainda mais aprofundados.

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