Como convencer líderes inflexíveis?

Você acredita que liderança é um dom ou uma habilidade a ser desenvolvida? Muitos de nós, embora tenhamos inúmeras qualidades, também falhamos como líder e há perfis de lideranças que são difíceis de lidar, mas enfatizo a necessidade de uma gestão horizontal onde líderes possam também crescer com o time.


Para que você entenda melhor, separamos alguns perfis de lideres e como lidar com cada um.


1- Líder Sabe Tudo

Perfil: É aquele que tem arrogância como barreira, que impede de ouvir outras pessoas e considerar suas opiniões e conhecimentos como relevantes.


Como lidar: Chame a atenção para a ignorância dele, de modo que a sua abordagem faça com que este líder reconheça suas lacunas de entendimento.

2 – Líder teimoso

Perfil: Este líder tem uma opinião difícil de mudar, enxergam a certeza como uma virtude e quando decidem algo cravam a decisão a todo custo.


Como lidar: Faça com que este líder opine e mais do que isso, com que participe da sua opinião. Ao propor uma ideia, pergunte o que este líder acha inclua o “nós” em seu discurso.

3 – Líder Narcisista

Perfil: Este acredita ser superior e especial. Não gostam de que seus erros sejam apontados e possuem o ego elevado, mas ao mesmo tempo instável.


Como lidar: Ao dar algum feedback negativo, realce o ponto forte deste líder antes. Seu ponto fraco é a autoestima elevada, então procure ressaltar uma qualidade antes de fazer a crítica.

4 – Líder Briguento

Perfil: O intuito deste líder é massacrar sua concorrência e pôr “lenha na fogueira”. Como o próprio adjetivo diz cada decisão é uma batalha.


Como lidar: E primeiro lugar você precisa de argumento para lidar com esse perfil. Com líderes briguentos é fundamental não dar brecha para brigar. Nós sempre veneramos o Steve Jobs e não negamos sua capacidade e sua genialidade em "Como Convencer Pessoas Inflexíveis" o autor Adam Grant conta como alguns especialistas que dividiram a rotina com Jobs driblaram sua teimosia e narcisismo. O autor chega a afirmar que a realidade do sucesso da Apple aconteceu graças à pressão das equipes para que Jobs repensasse suas ideias. Se Jobs não tivesse se cercado de pessoas que sabiam como mudar sua opinião, talvez não tivesse mudado o mundo. Eu, justamente, por ter sido esse tipo de líder, pude aprender e enxergar onde estavam minhas principais falhas, para poder ser uma líder melhor. Portanto, tire suas próprias conclusões sobre liderança, mas para mim: é nitidamente uma habilidade, que mais que ensinar é sobre ouvir. Fecho com uma dica de leitura ? "Liderança: A inteligência emocional na formação do líder de sucesso", de Daniel Goleman, que ajuda muito a entender perfis de liderança para além de narcisista, sabe tudo e briguento. E aí, você é/já foi um desses líderes ou já teve que lidar com algum?

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo