Como encaixar o produto ideal no mercado ideal?

De boas intenções o mercado está cheio: o desafio é criar soluções que funcionem!


Já ouviu falar de Product Channel Fit? Para entender esse conceito, primeiro é preciso entender o que é Product Market Fit.


Vamos começar com um exercício: qual é o cenário ideal para sua empresa/produto? Simples: é quando você tem o mercado perfeito para aquele seu produto. Você consegue gerar uma demanda de mercado e alinhar com a solução que você entrega.


Em suma é encaixar o produto ideal no mercado ideal. E esse alinhamento mercado – produto requer muita pesquisa. Inclusive, é nisso que muitas empresas e startups falham: elas lançam um produto, ele tem venda, mas depois de um certo período as vendas caem consideravelmente.


O que faltou? Faltou fazer testes, pesquisas e conversar com potenciais clientes. O fluxo é primeiro achar o Product Market Fit e depois desenvolver o produto. Esse é um dos primeiros desafios a serem superados numa startup, por exemplo.


Por mais interessante que seja seu produto, por melhor que seja o feedback sobre ele, sua empresa só vai prosperar depois que você atingir o Product Market Fit. Não adianta investir pesado em marketing que não existe milagre... se o produto não se encaixou no mercado, ele está provavelmente fadado ao fracasso.


Mas o que isso tem a ver com o outro conceito? O Product Channel Fit é um conceito que considera a distribuição como peça-chave para o sucesso do produto. Além de conhecer o mercado você tem que conhecer os canais que utilizará para seu produto atingir esse mercado de modo eficiente.


Os canais podem ser empresas ou pessoas. Seja o Instagram, os influenciadores ou mesmo uma loja física. O canal é o meio utilizado para fazer sua solução chegar ao seu consumidor!


Seu potencial cliente precisa saber que você está oferecendo uma solução ao problema dele. Para isso você tem que estar presente nos canais que ele utiliza. É o produto ideal no canal ideal!


Mas e você, empreendedora, já parou para pensar nos canais em que seu produto deve estar para atingir seu público? Quais canais você utiliza? Comente abaixo.

Posts recentes

Ver tudo

Feito por mulheres
para o crescimento

de mulheres

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram
  • YouTube

#ElaVence feito de 🖤 por Camila Farani.