Como funciona a venda B2B?
Sua empresa precisa de mais clientes?
Fidelizar um cliente pode ser tão importante quanto conquistar novos. Falando especificamente da venda B2B, muitas vezes fidelizar um grande comprador é uma estratégia que pode funcionar mais.
A diferença principal entre a venda para o consumidor final (B2C) e para outra empresa, é que no meio da jornada de compra, no B2B é preciso encontrar o tomador de decisão.
No livro Receita Previsível, de Aaron Ross, o autor aponta que a maneira com que o processo de vendas é feito, deve ser mais considerado do que a quantidade de vendedores dentro de uma empresa por exemplo.
Ou seja, existem métodos para vender produtos ou serviços para as pessoas, mas também existem métodos para vender para outras empresas. E o passo a passo é simples:
1- Defina o perfil de cliente ideal. No caso da venda B2B, tenha em mente qual tipo de empresa pode precisar dos seus serviços/ produtos;
2- Descubra quem são os tomadores de decisão dentro daquele negócio;
3- Faça uma lista de leads. Ou seja, escreva quais são as empresas que podem se tornar clientes;
4- Tenha métricas!
A partir desses passos, seu cliente vai entrar na jornada de compras com mais chances de sair qualificado e com a venda feita.
