#Elavence Perfil - Da segurança financeira à vontade de empreender
Atualizado: 24 de Dez de 2020
Após se tornar mãe, Vanessa Abad decidiu seguir seu coração e deixar cargo de consultora-sênior de uma grande empresa e lutar pelo sonho de empreender
DA REDAÇÃO DO ELAV – A paulistana Vanessa Abad viu desde muito cedo o exemplo de sua avó materna que, devido às circunstâncias da vida, se viu impelida a empreender por necessidade. Com ajuda de seus filhos, durante quase trinta anos, teve vários pequenos empreendimentos, sempre no ramo da culinária.
O exemplo da avó a acompanhou por muito tempo, mas também por situações diversas durante a adolescência, precisou adiar um pouco seus planos e sonhos. Mesmo com o desejo de cursar a faculdade de turismo, optou por ciência da computação já que precisava trabalhar para arcar com as despesas.
Após ter concluído seus estudos, trabalhou em duas grandes empresas e se especializou na área comercial, atendendo clientes e atuando em programas de fidelização. Esta sempre foi sua grande paixão, vender e enxergar novos negócios e oportunidades. “Meu trabalho sempre foi feito com muito amor e gratidão... Sempre me doei por completo", relembra.
Maternidade: gatilho empreendedor

Em agosto de 2018, Vanessa passou a ser também a mãe da Ana Clara. A maternidade também fazia parte de seus sonhos de longa data, mas logo após a licença, ao retornar às suas atividades, percebeu que algo já não se encaixava tão bem em sua nova vida e prioridades.
Os meses seguintes foram de adaptação, mas a sensação de um certo vazio ainda permanecia. Pouco mais de um ano depois, no fim de 2019, participou de um processo seletivo e passou a atuar como consultora-sênior.
Estava em seu auge profissional, porém as dúvidas e falta de tempo para estar com a pequena Clarinha foi tornando sua rotina cada dia mais desconfortável. A promoção que deveria ser uma grande alegria se transformou em tormento, algo que a fez sentir cada dia mais angustiada.
Antes mesmo da pandemia, pensando em o que fazer para ter mais qualidade de vida, Vanessa pediu demissão e abriu mão da segurança financeira em troca da realização do seu desejo de empreender. Era o início de uma nova trajetória.
Recomeçar sempre
Em busca de conhecimento que apoiasse sua jornada como empreendedora, buscou cursos de gestão, pesquisou o mercado e, influenciada por memórias afetivas de sua infância e dos doces caseiros e artesanais, fundou a Brigadeiros Clarinha. Vieram a empresa formal, o logotipo, o conhecimento do cliente, a busca por diferenciais que destacassem seus brigadeiros no mercado.
Com a ajuda de sua mãe, Vanessa fazia os brigadeiros, montava as embalagens, administrava o Instagram e também recebia pedidos por aplicativos de entrega e Whatsapp. Com a demanda crescente aumentaram também os pedidos de novos produtos, kits festas e bolos. Com o crescimento da empresa, um desafio já enfrentado na carreira anterior de intraempreendedora renasceu: a escassez de tempo para ficar com a filha. Com o tempo curto, a insatisfação também voltou.
A alternativa foi buscar um novo caminho e uma nova gestão para a Brigadeiros Clarinha, que já tinha clientela formada e uma visibilidade no Instagram. Inspirada pelo exemplo da filha, a loja passou a ser gerenciada pela mãe de Vanessa, que segue à frente do negócio.
O novo foco de Vanessa passou então ao mundo online. Escreveu um e-book de suas receitas e também com dicas sobre onde adquirir produtos online, pensando justamente em pessoas que gostariam também de empreender vendendo doces, mas não tinham ainda o know-how necessário. O e-book ainda não trouxe os louros desejados que ela espera, mas segue à venda nas plataformas de cursos online.
No momento atual, Vanessa está em processo de evolução pessoal e em busca de novas conexões, conhecimentos e inspirações para seu novo empreendimento que está em fase de pesquisa. “Preciso aprender um pouco mais antes de seguir com e-commerce de terços para noivas. Não tenho medo, mas preciso ter clareza antes de investir nesse novo negócio. Vou chegar onde quero, mas estou no momento do recomeço", diz.