Home office: Como está funcionando a comunicação com a sua equipe

Pequenas e grandes empresas precisaram se adaptar ao home office, mas como você tem gerenciado a sua equipe? Veja abaixo algumas dicas para melhorar o desempenho dos seus colaboradores.


O trabalho remoto veio para ficar e acredito que isso não seja motivo de dúvidas para ninguém! Mas uma das preocupações com essa realidade é a qualidade da comunicação da equipe.

Os problemas recorrentes na comunicação remota são vários e vão desde a qualidade da internet do usuário até a questão da interpretação emocional da linguagem...

Mas o que eu quero dizer com isso? Na comunicação, principalmente escrita, por e-mail ou chat, você não consegue saber o tom e a expressão de seu interlocutor e muitas vezes isso gera interpretações falhas como por exemplo, atribuir um sarcasmo numa resposta em que não há essa intenção. E claro, muitos outros deslizes que acabam por acontecer.

Justamente por isso, você deve valorizar a comunicação por voz o máximo que puder!

É importante se atentar a outras práticas básicas para uma excelente comunicação na sua equipe remota:


Defina metas: Quando falamos em trabalho remoto, as metas precisam ser bem claras. O colaborador saberá onde precisa chegar e quais devem ser as suas atividades para alcançar resultados.


Coloque objetivos com prazos: Defina como devem ser os horários, prazos, hora do almoço e outras regras que considere necessário. Organize seu tempo. Não passe mais horas se comunicando do que efetivamente trabalhando.


Sua mensagem precisa ser clara: Quando a intenção da mensagem não é clara, o mais comum é que as pessoas tendem a dar um viés negativo a ela. Para evitar, esclareça a intenção emocional do seu discurso.


Faça brainstorm: O engajamento e a produtividade aumentam quando a equipe se encontra sem uma pauta definida, mas com o intuito de conversar e dirimir dúvidas. Faça brainstorm pelo menos uma vez por semana.


Ouça sua equipe: É comum gestores definirem regras mas não conseguem enxergar pela ótica dos colaboradores. Uma maneira muito simples de melhorar a comunicação da equipe é simplesmente ouvir.


Grandes empresas e grandes negócios precisam crescer muito, somente com seus colaboradores trabalhando remotamente. E assim como no trabalho tradicional, presencial, essa prática requer técnicas de gestão específicas e principalmente empenho do gestor para garantir o alinhamento da equipe.

E você, o que me conta? Você faz parte de algum time que trabalha remotamente? Como está a comunicação entre vocês?


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