Isolamento Social: como manter o networking?

Você sabe qual a importância do networking e como criar essa rede em tempos digitais? Conversamos com uma especialista no assunto, que trouxe algumas dicas importantes para manter as conexões.


DA REDAÇÃO ELAV - Eventos, cursos, palestras e reuniões sempre foram ambientes para fazer networking e aumentar a rede de contatos, mas com a pandemia devido a COVID-19, foi necessário se reinventar e pensar em novas maneiras de se relacionar no ambiente virtual.

Carol Aguiar, especialista em Marketing de Relacionamento, Endomarketing e Comunicação Interpessoal explicou que ter uma rede de contatos é uma parte importante para os negócios e conhecer as pessoas certas pode ajudar, muitas vezes, na jornada empreendedora, ainda mais hoje em dia com uma situação que coloca no mundo digital para interação de uma forma geral.

Mas o que é Networking? Carol explica que Networking é a arte de construir relacionamentos, sejam pessoais ou profissionais e a partir desta rede de contato surge a possibilidade de desenvolver parcerias, conexões, encontrar novas oportunidades e também indicações.

“Conhecer pessoas e se conectar virtualmente pode ser um diferencial nos nossos tempos atuais. Ser receptivo, ser autêntico na fala e na atitude e se apresentar objetivamente é um diferencial na forma de você desenvolver o networking on-line”, afirma a especialista.

Para uma boa ação de networking on-line, Carol trouxe algumas dicas simples que ajudarão nestes tempos de encontros e contatos virtuais, que poderão ser aplicadas depois que toda esta fase passar também.

1 - Valorize cada contato

Para fortalecer a segurança para este momento de networking on-line pense no valor de cada pessoa e contato, se fortaleça durante cada ação de networking. Muitas vezes você terá que dar mais do que receber, mas com certeza cada atitude sua irá fortalecer sua rede de contatos.

2 - Explore novos canais

Procure novas plataformas online, explorando novos canais, conheça novas maneiras de interagir virtualmente e participe ativamente para descobrir um novo caminho e começar a investir no universo on-line.

3 - Faça com que as pessoas saibam de seus interesse

Sempre que puder, divulgue seus interesses, aproveite para expandir sua rede e se tiver mais tempo, neste momento, intensifique o networking on-line para diversificar suas áreas e atuações de interesse.

4- Explore ferramentas on-line

Aproveite cada ferramenta e tecnologia disponível: Uma série de opções está à disposição – e muitas delas gratuitas – para que você possa iniciar conversas, fazer conexões e solidificar esses contatos do mundo on-line para relacionamentos valiosos.

5 - Faça parte de grupos on-line

Neste universo on-line, envolva-se em grupos de discussão, fóruns de assuntos relacionados a sua área de atuação e crie bons conteúdos: Participar ativamente pode ser muito bom para o aumento gradativo de sua rede de contatos e você pode se tornar uma liderança inovadora e de credibilidade no que faz, atraindo pessoas com ideias semelhantes à sua.

6 - Seja paciente

Não tenha pressa, aumentar e manter seus contatos é um trabalho de processo contínuo e não acontece repentinamente. E a construção de um bom networking on-line requer mais tempo e mais paciência do que fazer contatos presencialmente. Portanto, não se apresse e espero que vocês se conheçam aos poucos e isso seja um processo de confiança no equilíbrio de seus interesses e com o que vocês demonstram nesta conexão.

Carol Aguiar finaliza enfatizando que conexões pessoais, conhecer, conversar com as pessoas e trazê-las para o negócio, faz com que o volume de conexões profissionais aumente em uma era em que tudo chega ao outro lado do mundo com apenas um clique. É importante saber se relacionar da forma correta.

E você? Como está se relacionando com as pessoas e mantendo o networking em tempos de isolamento social? Conta para a gente.


Carol Aguiar possui Graduação em Marketing e Especialização em Marketing de Relacionamento, Endomarketing e Comunicação Interpessoal. Mentora em Inteligência Relacional, Networker, Palestrante, Colaboradora e Escritora de artigos voltados às áreas de comunicação, conexão humana, inteligência relacional e networking. Empreendedora na Carol Aguiar Conexões Humanas e tem paixão por unir e conectar pessoas. Fundadora do “Projeto Conversa de Mulher”.


68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo