KPI o que é e como medir

DA REDAÇÃO ELAV - Você sabe como medir se a estratégia de marketing do seu negócio está dando certo? É comum empresas criarem ações na divulgação de um novo produto ou serviço, reconhecimento da marca, prospecção de clientes, entre outras. Mas fazê-lo sem medir os resultados de desempenho com dados que comprovem a eficácia da ação é viver no achismo. No marketing digital existem diversas métricas e indicadores que podem ajudar a realizar esse acompanhamento que são expressados em números e porcentagens. Para facilitar o trabalho, uma das ferramentas é o KPI.


Mas o que é um KPI?

KPI é a sigla de Key Performance Indicator, que traduzido quer dizer Indicador Chave de Desempenho, um facilitador para compreender e garantir se o resultado da ação ou conjunto de iniciativas pela organização estão sendo realmente atendidos.


Qual a diferença entre um KPI e uma métrica?

É normal essa diferenciação gerar uma certa confusão para quem está começando a entender sobre assunto, mas vamos te explicar. KPI’s não são o mesmo que métricas, mas a métrica pode se tornar um Indicador de Chave de Performance.

As métricas são para medir algo. Você pode, por exemplo, medir quantos acessos seu site recebeu em 7 dias. Agora se sua empresa fez uma ação para que mais pessoas acessassem o site nos últimos sete dias com o intuito de gerar mais leads ou baixar e-books, por exemplo, a métrica é relevante e torna-se um indicador chave. Ou seja, para uma métrica se transformar em um KPI precisa ser relevante o suficiente para sua estratégia. Outro ponto importante é compreender que o KPI também ajuda na tomada de decisão dentro da sua empresa, já que o resultado da ação será medido pelo indicador de chave.


Quais são os tipos de KPI’s?

Como você pode imaginar, existem muitos indicadores que são importantes para sua estratégia, mas muitos deles só são significativos se você tiver dados ou suporte de teste todos os dias. Portanto, você pode usar diferentes tipos de indicadores de acordo com os interesses das pessoas que desejam analisar os resultados. São divididos em três categorias: primária, secundária e prática.


KPI’s primários

Conhecido também como KPI estratégico ajuda a medir o quanto a empresa está atingindo o objetivo estratégico e se a empresa está ganhando dinheiro. São estes: taxa de conversão, leads, custo de aquisição por lead, tráfego, receita total e receita por compra.


KPI’s secundários

É um indicador tático, utilizado para o gerenciamento da estratégia com o objetivo de entender se está dando certo ou se é necessário realizar alguma mudança ou ajuste. São estes: o número de assinantes da newsletter, número de visitas, custo por visitante, a origem do tráfego e o custo por lead em cada estágio do funil, entre outros.

Lembre-se: os KPIs secundários devem justificar os KPIs primários; eles mostram como alcançar esses resultados.


KPI’s práticos

São indicadores mais operacionais do dia a dia e trazem um complemento para os KPI’s primários e secundários, para quem deseja se aprofundar mais na análise de resultados das ações e estratégias. São esses: pageviews; pageviews, a relação de página e visita, melhores landing pages, tráfego, número de novos visitantes, interações e etc.


Qual KPI é melhor para minha empresa?

Essa pergunta é bem complexa e necessita de uma análise. Voltando para o início do que falamos aqui, você define os KPI’s de acordo com o objetivo das estratégias e ações da sua empresa.


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