Método Lótus - 2 hábitos para manter o equilíbrio emocional


POR CAMILA FARANI - Costumo dizer que o que a força física teve de impacto nas sociedades industriais, as habilidades mentais têm de relevante na sociedade atual. E nesse contexto, equilíbrio emocional é fundamental.


Não são poucos os estudos que mostram o impacto positivo de empreendedores estarem equilibrados emocionalmente, tanto para si quanto para o benefício da empresa. E um dos fatores-chave para que essa condição seja atingida é desenvolver inteligência emocional - não à toa o tema ganhou um capítulo inteiro do meu curso recente DNA Lucrativo.


Segundo levantamento da revista Entrepreneur, líderes com alto domínio da inteligência emocional contribuem para aumentar em até 22% os resultados da empresa todos os anos. No entanto, eu sei que não é tarefa fácil estabelecer rotinas e práticas saudáveis que favoreçam atingir condições de equilíbrio emocional.


Para isso, criei o Método Lótus, que reúne 7 hábitos simples que poderão ajudar seu cérebro a gerir melhor as emoções e encontrar o equilíbrio necessário para conduzir os negócios. Para aquecer este fim de semana, trago duas dessas práticas que podem ser colocadas em ação hoje mesmo. A ideia é que você consiga se reconectar com pessoas e sensações e estimule o seu cérebro a reviver as experiências positivas.

#1. 20 Minutos Replay

Separe 20 minutos em sua semana para escrever sobre uma experiência positiva recente que você teve. Lembre-se dos detalhes: o que aconteceu, o que você sentiu, porque isso foi importante, como você agiu, entre outras coisas que você julgar necessárias.


Pode escrever à mão em um caderno, ou mesmo no celular ou computador. O importante é que, durante esse tempo, você elimine toda e qualquer distração. A prática trará sensação de felicidade ao resgatar as sensações positivas que você viveu na ocasião.

Uma sugestão é adotar a prática nos últimos dias da semana, observando o que você viveu nos dias anteriores.

#2: Gratidões

Escreva de 3 a 5 acontecimentos pelos quais você se sentiu grato na última semana. O exercício da gratidão, segundo estudos, deixa as pessoas mais felizes e psicologicamente mais saudáveis. A forma ou o local onde você registrará as informações não são relevantes, pode ser em um caderno ou no computador.

Esta é uma prática adotada pela COO do Facebook, Sheryl Sandberg. Ela é uma das pessoas que escrevem diariamente seus agradecimentos, refletindo sobre o que deu certo e estimulando.


Comece implantando os hábitos do Método Lótus por pelo menos 2 semanas. A ideia é que as práticas sejam gradualmente incorporadas à sua prática. Esses hábitos ajudarão você a moldar seu comportamento, melhorar sua inteligência emocional, atributos necessários para que você consiga gerir melhor seus negócios.

325 visualizações0 comentário