Mídias sociais: sorteios são mesmo eficientes?

Atualizado: Jan 19

A primeira coisa que você precisa pensar é na sua estratégia e no motivo de querer tantos seguidores. Depois, precisa entender quais regras deverá seguir


DA REDAÇÃO DO ELAV - Sorteios no Instagram com a intenção de conseguir novos seguidores tem se tornado uma prática comum entre contas comerciais, mas há aqueles que questionam sobre o verdadeiro impacto desta ação.

Geralmente as regras são simples: siga a conta, curta a publicação, comente marcando amigos e pode comentar quantas vezes quiser, afinal quanto maior o número de comentários, maior as chances de ser o felizardo ou felizarda da vez.

A prática por mais comum que pareça, caso o sorteio não siga as exigências de registro de sorteio junto à Secretaria da Fazenda prevista na lei nº 5.768/1971 ele pode se tornar ilegal, então é importante ficar atenta.


A primeira coisa que você precisa pensar é na sua estratégia e no motivo de querer tantos seguidores. Você deseja seguidores engajados que gostem do seu conteúdo e se identificam com sua marca?


Alcançar um número significativo de seguidores para gerar mais credibilidade quando acessarem o seu Instagram? Ou é apenas uma estratégia inicial para que você comece com um número de seguidores e a partir dessa quantidade trabalha com esse público para torná-los também clientes?


Estamos numa era digital em que os números continuam importando, mas é necessário lembrar que atrás dos números existem pessoas que seguem você seja porque gostam do seu produto/serviço ou porque você produz um conteúdo que motiva, inspira ou ensina algo para quem te acompanha.


Ao realizar um sorteio, você também proporciona mais engajamento com a publicação do produto/serviço sorteado, mas sentirá falta do mesmo engajamento nas publicações futuras, por isso é importante pensar no conteúdo.

Além de tentar seguidores somente com sorteios, invista em conteúdos informativos, vídeos curtos, transmissões ao vivo, depoimento de clientes e se sua marca tem um tom de voz mais despojado e engraçado, invista em vídeos divertidos.


Existem várias possibilidades para conseguir novos seguidores, ou melhor dizendo, novas pessoas que se interessam pelo que você fala, produz ou vende.

Sorteios podem dar certo, mas não garantem um público engajado, afinal as pessoas chegaram até ali com a intenção de ganhar o sorteio e não pelo conteúdo que você proporciona diariamente.


Planeje seu conteúdo, anote suas ideias, as organize em um calendário e depois execute. Teste diferentes tipos de publicações e analise os resultados. Não existe a receita certa, se dedique em compreender quem é o seu público e a forma como vai comunicar. Você já fez isso? Compartilhe conosco!


21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo