Perfil do investidor: o que é e qual é o seu?

Um levantamento realizado e divulgado pela B3 no dia 11 de agosto, mostrou um crescimento de mais de 43% no número de investidores no primeiro semestre de 2021. Um outro dado importante e destacado da pesquisa pela Bolsa foi o aumento do número de jovens e mulheres. A maior parte dos investidores entra no mercado de equities, ou seja, de ações na faixa de 25 a 39 anos, representando 50% dos novos entrantes. Já a participação de mulheres em BDRs (Brazilian Depositary Receipts - uma modalidade de investimento que funciona como certificados de ações), representam 25%, em 2019 elas eram 18% do total de investidores.


Falar e buscar conhecimento sobre investimento tem se tornado cada vez mais frequente, até porque antigamente muita gente só olhava para poupança e o investimento era considerado alcançável apenas para profissionais que aplicavam o dinheiro em grande quantia, correndo o risco até de perder tudo.


Atualmente, as pessoas têm a consciência de que investir não é tão complicado assim, mas com tanta popularidade, o mundo dos investimentos gerou nas pessoas diversas dúvidas sobre como, onde e porque investir.


Os investimento geralmente são realizados com a intenção de médio e longo prazo, com o objetivo de uma viagem, casa nova, carro, posentadoria, investir na educação dos filhos, entre outros.


Mas antes de começar a investir é importante que você entenda qual é o seu perfil de investidor, isso servirá para te auxiliar na tomada de decisões e quais investimentos são mais adequados para você e quais riscos você está disposto a correr.


Basicamente existem três tipos de perfis de investidor: conservador, moderado e o arrojado.


Conservador

É um investidor que não gosta muito de correr risco, prioriza a segurança e a liquidez nos investimentos, ao invés de rentabilidade. Dificilmente investe em produtos de renda variável, como ações, neste caso ele tem a opção de investir em títulos públicos ou em outras aplicações mais seguras, como LCA e LCI (Letra de Crédito do Agronegócio Letra de Crédito Imobiliário), por exemplo.

Moderado

Este perfil mescla as principais características do perfil conservador e arrojado. Ele entende que precisa correr risco e investir em produtos que podem ser mais rentáveis, mas tem a consciência que algumas aplicações não são adequadas para o seu grau de aceitação a riscos. Consegue se planejar bem, separando percentual maior do dinheiro em ativos de baixo risco e um percentual menor em outros mais arriscados, porém que podem ter uma rentabilidade mais interessante.

Arrojado

É um perfil oposto ao perfil do conservador. Ele está disposto a correr risco, conhece bem o mercado financeiro e não tem problema em correr risco, pois busca obter um alto retorno. Costuma fazer operações de curto prazo como: ações, commodities e mercado de câmbio.

Não engane, este tipo de investidor não sai por aí fazendo investimentos, pelo contrário, ele possui um nível alto de conhecimento sobre o mercado financeiro e experiência, muitas vezes é até mais cuidadoso com suas aplicações do que o conservador.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo