Suas inovações realmente atendem o que seu cliente procura?

Em média o período de vida de um modelo de negócio atualmente não passa de cinco anos, mas diante dessa situação, como você está reagindo? Para tornar o crescimento do seu negócio algo palpável, investir em ferramentas tecnológicas, transformação digital e diferentes inovações, é essencial. Apesar disso, você não pode se esquecer de que seu principal motivo do por que você faz, o que faz, é o seu cliente. Portanto, suas inovações levam de fato, consideração ao que seu cliente necessita?

Pensando nessa questão, separei um conteúdo exclusivo com as minhas melhores dicas para você que deseja alavancar o seu negócio utilizando uma boa estratégia inovadora! É importante que você conheça os seis modelos de inovação e nesse artigo eu vou te ajudar.

Inovação Incremental

Baseada no aperfeiçoamento constante de um produto ou serviço, a Inovação Incremental é focada na permanência no mercado, a partir pequenas e contínuas melhorias.

Inovação de produto

Quando uma empresa decide implementar o processo de inovação focando em seus produtos, ela dedica-se em fornecer novos produtos ao seu público ou trazer melhorias significativas ao mercado obtendo um maior valor ao seu público-alvo para alcançar suas respectivas expectativas.

Inovação de processo

A inovação de processo foca em mudanças na produção daquele determinado produto ou serviço sem necessariamente causar impacto no resultado, mesmo assim, a mesma consegue resultar em benefícios na produção como a redução de custos.

Inovação de serviço

A inovação em serviço ocorre para gerar maiores benefícios ao cliente, baseando-se em mudanças na maneira de atende-lo, ou na forma na qual você oferece o seu serviço e apresenta a sua marca.

Inovação no modelo de negócios

A inovação no modelo de negócios possibilita a entrada de novos clientes por um custo baixo e eficácia maior do que anteriormente.

Inovação disruptiva

O estilo de inovação disruptiva é aquele que cria um modelo de negócios e valor a uma empresa, revolucionando o modelo que ela segue como exemplo, no caso do Uber que conseguiu mudar todo um modelo de valor e transformar todo um mercado.

Afinal, você sabe como ter uma mentalidade inovadora dentro da sua empresa?

Caso você me acompanhe, já conhece as quatro etapas necessárias para nutrir a mentalidade inovadora nas empresas:

1. Construa equipes colaborativas

A partir do momento em que equipes com diferentes bagagens técnicas de conhecimento e cultura se conectam, mais rico é o intercâmbio de ideias, o que permite o desenvolvimento da mentalidade empreendedora. Invista em equipes diversas com habilidades coorelacionadas.

2. Não puna o fracasso

Líderes de equipe, ao incentivarem a tomada consciente de risco, desenvolvem também a cultura intraempreendedora em seus colaboradores, e não intimidam novas ideias ou tentativas. Esteja com a mentalidade aberta para sugestões e feedbacks.

3. Crie uma cultura de inovação

Abertura a ideias, propostas e criar um canal de escuta com seus colaboradores e ajudam oxigenar os planos e incentivar as equipes a buscarem novas soluções. Permita que seus colaboradores exponham suas aprendizagens e insights ao time.

4. Foque nas necessidades dos clientes

Ao colocar o consumidor ou cliente no centro da estratégia, as empresas conseguem utilizar também seus feedbacks para desenvolverem melhoras incrementais em seus produtos ou serviços. Sua empresa precisa ter em foco o cliente como o principal para a utilização de processos inovadores.

Qual é a sua concorrência?

Realizar uma análise estratégica de mercado e focar em sua possível concorrência, é uma tarefa importante. Faça um bom benchmarking relacionado ao seu nicho e região e se atente as técnicas já colocadas em prática dos seus concorrentes, avalie e análise a maneira como colocam em prática e em quais pontos cometem erros, afinal, caso você entenda a sua concorrência e análise os casos de sucesso e fracasso relacionados ao seu nicho, já terá um novo ponto de vista para se inspirar e começar a agir.

Estratégia Oceano Azul

Focada em reavaliar os padrões do mercado em que sua empresa opera, é importante que você tenha em detalhes a partir da Estratégia Oceano Azul:

· O que os seus clientes preferem?


· Quais são os pontos de força do seu produto?


· Quais são os seus preços e padrões que são oferecidos ao seu público?

É preciso que você avalie os concorrentes da sua marca e estruturar seus pontos fracos de limitação e força, para que possa caminhar ao Oceano Azul dentro do seu negócio.

Combine sua estratégia em conjunto a ter uma visão geral do seu negócio tanto do que sua marca oferece como a observar os seus concorrentes e como estão agindo.

Pense no seu público e nos potenciais clientes que alcança e em conjunto a isso, foque no seu produto ou serviço e em conjunto com a sua equipe, tracem o caminho desejado, juntos.

Em conjunto com a sua estratégia, não esqueça de estruturar possíveis mudanças em conjunto ao seu fluxo de caixa. Toda possível inovação a ser posta em prática precisa vir para trazer consigo, novas entradas de receita.

Compreenda quais são as reais necessidades dos seus clientes

Foque em entender os problemas nos quais o seu público está passando e como a sua marca pode, resolve-lo. Não necessariamente o seu cliente saberá como resolver o problema que está passando e para isso é importante que você tenha profundidade no assunto para entregar uma solução eficiente.

Trabalhe as soluções

Foque nos pontos problemáticos dos seus clientes e quais são suas dores, você não precisa de tecnologias de ponta para mapear dados, em diversos casos, dados genéricos e sem tanta utilidade. Invista em identificar os gargalos, seja fornecendo um atendimento mais rápido ou personalizado, por exemplo e dessa forma trabalhe em soluções para ajuda-los.

Tenha sua visão além do seu produto

Sua visão precisa ter como foco que a jornada do seu consumidor não começa no seu produto ou serviço e termina após o uso dele. Você precisa pensar se no ponto de vista do seu consumidor, o seu negócio realmente atinge suas respectivas necessidades.

Portanto, invista em processos inovadores. É importante que você desenvolva uma mentalidade inovadora e leve isso para o seu modelo de negócio, se você realmente deseja ter sucesso em vendas e tornar a sua marca conhecida, a inovação é uma necessidade para você e deve ser levada a sério e com constância.

Com base nisso é importante que você tenha em mente os diferentes modelos de inovação para saber qual se aprofundar e considerar por ter um negócio parecido. Além disso, não deixe de aprofundar nas necessidades do seu público, é importante que você traga sempre boas soluções que realmente cure à "dor" que estão sentindo.