Você é um profissional T-Shaped?

Entenda o que é um profissional T-Shaped e quais as suas características e habilidades.


O profissional T-Shaped, ou profissional em forma de T, é uma metáfora usada por recrutadores ou caçadores de talentos.


Imagine uma barra horizontal, ela representa a habilidade do profissional de colaborar com outros profissionais em diferentes áreas de expertise, ou seja, é mais generalista e possui habilidades de compreender várias disciplinas.


Agora imagine uma barra vertical, ela é uma representação de quão aprofundado está esse profissional em habilidades específicas. É um especialista que possui conhecimentos sólidos em uma disciplina específica.

Há um estudo feito pelo Tim Brown, fundador da IDEO, que defende que o profissional em forma de T ajuda a formar melhores equipes interdisciplinares dentro de uma empresa.


Vantagens de contratar T-Shaped:

  • Profissionais classificados como T-Shaped possuem excelentes habilidades em comunicação e colaboração.

  • Eles são flexíveis o suficiente para assumir novas tarefas e ajudar outros membros de sua equipe a garantir que as metas e objetivos gerais sejam atendidos.

  • Além de possuir hard skills, possuem habilidades básicas, como networking e pensamento crítico, tornando-os um pacote completo


"Nenhuma ferramenta é onicompetente. Não existe uma chave mestra que irá

destrancar todas as portas."

Essa é uma máxima de Arnold Toynbee para exemplificar que um profissional T-shaped é uma tendência nos próximos anos. No ano passado, o LinkedIn classificou "colaboração" como uma das atividades mais requisitadas em currículos.

Meio a tantos trabalhos remotos essa habilidade não poderia estar de fora! Em um mundo cada vez mais remoto, temos a necessidade de profissionais colaborativos, flexíveis e com capacidade comunicativa.

Atento que a colaboração envolve a multidisciplinaridade... Por isso o profissional em forma de T, onde a barra horizontal representa a expertise geral e sua capacidade de lidar com demais profissionais de outras áreas.

Leio cada vez mais sobre perfis generalistas e, como curiosa que sou, trouxe uma definição para vocês, e também uma lista de leitura para se aprofundarem um pouco mais no assunto.





Livro:

Por que os generalistas vencem em um mundo de especialistas.

David Epstein






Leitura:

Profissional T-Shaped: Por que sua empresa deveria buscar por esse perfil?





Leitura:

IDEO CEO Tim Brown: T-Shaped Stars: The Backbone of IDEO’s Collaborative Culture


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo