Você sabe o que é Social commerce e como pode ser vantajoso para o seu negócio?


O que é social commerce?


O Social commerce é a maneira que ocorre a interação relacionada à vendas por meio das redes sociais, como por exemplo, por meio de digital influencers ou postagens de interação com o público. Dessa maneira essa estratégia de marketing é uma forma das marcas conseguirem divulgar seus produtos e aumentar a visibilidade de uma maneira não tão direta já que se manifestam por meio das redes sociais.

Mas, o que seria mais a fundo social commerce e como funciona toda essa realidade? Eu vou te explicar agora! Para você que ama comprar online e muitas vezes se baseia no que as digitais influencers que admira dizem nas redes sociais ou aquela busca no Google para encontrar o produto que deseja. Tudo isso faz parte do Social Commerce.

Assim, o Social Commerce ou comércio realizado nas redes sociais é a maneira de comprar produtos por meio das redes sociais além de toda a interação que ocorre por trás no antes e depois da venda por meio da marca que se posiciona no mercado seja de forma direta ou por meio das digitais influencers e pessoas patrocinadas nas quais você interage, assim introduzindo o produto no seu consciente de forma que ao comprar você poderá e terá voz em classificar o produto de maneira fácil e bem mais acessível ou introduzir o produto para os seus futuros clientes caso você faça o uso da estratégia.


Mas quais são as vantagens?


Quanto mais humanizada for uma marca, mais próxima ela estará de seu público e em suas mentes quando pensarem em comprar determinado produto.

Não, não é apenas isso. O Brasil é o segundo país que lidera a classificação de pessoas que passam o tempo conectado nas redes sociais, além da credibilidade na qual os brasileiros disponibilizam para sites de busca como para reclamações e usam das redes para pesquisar produtos.

Um ambiente ideal para utilizar do comércio em redes sociais para alavancar as vendas e divulgar com maior facilidade os seus produtos, que além de ganhar confiança do público em uma abordagem mais humanizada, tem a chance de conquistar novos clientes em um cenário como de agora em que parte das pessoas passaram a se conectar por consequência da pandemia.


Como entrar com as estratégias do social commerce no meu negócio?

O primeiro ponto importante é o de estar conectado, são diversas as redes sociais, mas as mais usadas pelas pessoas variam entre plataformas de venda como Mercado Livre, OLX e Enjoei e partir para as redes como o marketplace do Facebook que permite criar sua loja virtual dentro da plataforma ou escolher pelo Instagram, muito utilizado e que permite ter também uma loja virtual, facilitam-se então as vendas e, além disso você poderá ficar integralmente conectado em todos os meios.

Outra forma de se conectar é através do Pinterest, uma rede que se relaciona com estratégias de social commerce e possui formas de você ter sua própria loja como pelo: Pinterest Shopping. Uma maneira que permite a alavancagem da sua posição de mercado acima de muitos concorrentes nos quais focam apenas nas redes sociais mais populares e não trazem novas inovações, de maneira simples apenas com uma série de postagens de seu serviço ou produto.

Agora, vamos para os conselhos voltados a você que se interessou em saber mais sobre. A primeira estratégia é que você foque nos seus melhores produtos, mas que possuem o menor custo, desse jeito você vai conseguir trazer a clareza em informações de produtos que vão te gerar retorno, pois vão ser uma porta aberta para a chegada de possíveis clientes tanto na sua loja virtual como redes sociais da sua marca.

Outra dica é que você use das ferramentas certas e foque naquelas que vão te trazer de fato, maior engajamento nas postagens e pessoas interessadas no seu produto, para isso ferramentas de edição de imagens e vídeos e para a gestão de maneira que gerem relatórios são de extrema utilidade para indicar onde você está ou não sendo produtivo e poder alterar ou continuar com as estratégias.

Por fim, faça parcerias e tenha contato com influenciadores. Os digitais influencers são pessoas que conseguem trazer engajamento e retorno as suas vendas, pois trazem opiniões sobre seus produtos para aqueles que o assistem e levam uma opinião para essas pessoas sendo considerada uma maneira mais natural de dar a opinião sobre o seu produto.

Então, não se esqueça de sempre estar por dentro das novidades, e atualizar com constância na criação de valor e conteúdo ao seu público por meio das redes sociais através de stories, posts e caso possível utilizar dos influenciadores dentro das redes como uma maneira de levar ainda mais do seu produto ou serviço para o público e atrair novos clientes. Portanto, é de extrema necessidade que você nunca deixe de se preocupar com a experiência do seu usuário, ou seja potencial cliente ou público consumidor.

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